Estilo
Tatuagem Blackwork
O lado negro das tatuagens
Em todas as artes, existem estilos que deram início a tudo. Estes criaram um sentimento de fundação, um significado e acima de tudo, um propósito para a obra de arte. Se tratando de tatuagem, um desses estilos definitivamente é o Blackwork.
Origem da Tatuagem Blackwork
Mesmo que esse estilo tenha ganhado popularidade nos últimos anos graças as mídias sociais, está longe de ser novo.
O Blackwork, é considerado um dos estilos mais antigos já criados, junto com oriental e o tradicional. Isso se deve ao fato das primeiras tatuagens serem realizadas com tinta preta.
Já se perguntou de onde vieram todas essas tatuagens “tribais”?
Bem, obviamente, de tribos antigas. Mas o que muitas pessoas não reconhecem é que as tatuagens tribais são todas tatuagens de blackwork.
Como a maioria das tradições de tatuagem, a arte corporal blackwork remonta a séculos e, desde então, evoluiu para uma forma de arte contemporânea.
ORIGEM POLINÉSIA
A existência de tatuagens blackwork remonta ao início da tradição de tatuagem de milhares de anos.
Originalmente, a arte corporal totalmente negra era empregada por antigas tribos polinésias. Elas eram realizadas como uma maneira de comunicar suas identidades (incluindo posição social e linhagem), bem como suas crenças religiosas e idéias de guerra.
Assim como as “tatuagens tribais” modernas, essas peças simbólicas e sagradas eram compostas de símbolos e imagens minimalistas, além de faixas e motivos geométricos (ou seja, triângulo).
ADAPTAÇÕES OCIDENTAIS
Desde o século XVIII, essas tatuagens de inspiração polinésia provaram ser populares na cultura ocidental. Em 1769, o explorador britânico James Cook viajou para o Taiti, onde ficou fascinado pelas tatuagens das tribos e, posteriormente, introduziu a classe trabalhadora da Europa ao fenômeno.
De acordo com o Smithsonian, “as marcas tornaram-se moda entre os europeus, particularmente no caso de homens como marinheiros e mineiros de carvão”.
Este estilo prevaleceu ao longo dos séculos 19 e 20, sendo favorecido por trabalhadores e indivíduos de classe baixa. Com o passar do tempo, chegou se popularizar entre todas as classes sociais e tribos como conhecemos atualmente.
Quer saber mais sobre a origem das tatuagens em todo o mundo? Confere nosso post sobre a História Completa das tatuagens ao redor do mundo.
Características da Tatuagem Blackwork
Como o nome já diz, a tatuagem Blackwork é marcada predominantemente pela tinta preta.
Além disso, ela engloba diversos formatos e estilos diferentes. Sendo assim, sua composição é marcada linhas das mais variadas formas, traços do mais grosso ao mais fino.
Desse modo, o Blackwork pode ter contornos detalhados ou muitas vezes não uma definição de traços.
Os desenhos podem variar do mais simples e pouco sofisticados, como 2 linhas ou um desenho super trabalhado, que usa técnicas de sombreamento, realismo e até faz uso do espaço negativo do corpo.
A geometria e pontilhismo podem estar incluídas na técnica de Blackwork que possibilita criar um design único.
Check this out!
Curiosidades
Basicamente a tatuagem Blackwork pode englobar todos os estilos de tatuagem, com excessão dos coloridos.
Existem até desenhos no estilo Aquarela em blackwork, na qual se utiliza as características de linhas fluidas e sem contornos definidos para criar um aspecto de pintura na pele.
Outro fato bem interessante é que o Tatuador referência no Brasil em Blackwork, com o maior reconhecimento de mercado e agenda cheia, Fredão Oliveira é natural de Belo Horizonte, conterrâneo da equipe Inker!!
Está pensando em fazer uma Tatuagem Blackwork?
Então, se você está pensando em fazer uma tatuagem em Blackwork é muito importante saber que você pode escolher diversos estilos que encaixem no tom de cor preta.
Desde os traços geométricos até o Realismo, o estilo escolhido deve ser aquele que se encaixa melhor na ideia da sua tatuagem.
Por fim, de tatuagem em Blackwork, um dos cara mais f#das do mercado é o nosso parceiro Lucas Bazzanella. Ele já tatua a anos e participou de diversos eventos com a Inker Tattoo.
Depois confere o insta dele e escreve nos comentários o que você achou do desse post!