Estilo

Tatuagem Maori

A tradição de uma tribo que se espalhou pelo mundo

Cheia de tradição e representatividade, a tatuagem maori é culturalmente muito importante para suas tribos polinésias encontradas na Nova Zelândia.

Origem da Tatuagem Maori

Os maoris são uma tribo nativa com origem na Nova Zelândia. Para esse povo, as tatuagens têm um significado muito maior que simplesmente estético. A prática de tatuar envolvia homens e mulheres da tribo, cada desenho era único e contava as suas histórias de vida. Quanto maior a sua nobreza e posição social dentro do clã, mais o seu rosto seria coberto por tatuagens. Os membros começavam a se tatuar muito jovens e o ritual perdurava até chegarem a velhice.

No princípio dos anos 2000, as tatuagens Maori começaram a se expandir além da Oceania e conquistou o mundo. Com a intensificação de globalização e o intercâmbio de artistas pelo mundo, houve maior troca de conhecimento e práticas se misturaram. Assim o estilo de tatuagem Maori cresceu muito forte em suas demandas por todas as partes do globo.

Sendo assim, se tornou comum até hoje perdendo a característica de serem feitos no rosto, sendo agora mais comumente vistos nos braços e pernas dos adeptos do estilo. A simbologia maori é muito diversificada com vários desenhos e formatos distintos como a Koru (espiral), Hei matau (anzol), Unaunahi (escamas de peixes simbolizando saúde e abundância) entre vários outros.

Características da Tatuagem Maori

O estilo de tatuagem Maori é composto por importantes significados que são a base para a formação de seus desenhos. As características mais marcantes encontradas são:

  • Formatos geométricos
  • Formatos tribais
  • Símbolos da cultura Maori
  • Traços mistos (combinação de finos e grossos)
  • Séries de espirais e formas curvas que acabam por se encaixar umas nas outras.

É mais comum encontrar tatuagens na cor preta, porém existem diversas variações, onde pode-se inserir cores para dar um tom mais expressivo na tatuagem.

Assim também, existem desenhos em que se utiliza o contorno de um objeto ou animal por exemplo. Dentro do contorno são realizados os formatos tribais e geométricos maoris, criando uma combinação muito bonita.

Check this out!

Curiosidades

Os guerreiros Maoris eram muito temidos por seus inimigos.  Esses antigos guerreiros possuíam o costume de cortar a cabeça de seus inimigos e guardá-las em urnas consideradas sagradas. Dessa maneira, tal tradição gerou um episódio curioso no século XIX, em que colecionadores do ocidente começara a pagar altas quantias por cabeças tatuadas para guerreiros maoris que morriam durante combates.

Falando nisso você já deve ter ouvido falar do All Blacks: Seleção Neozelandesa de Rugby, considerada uma das melhores do mundo. Na tradicional dança Maori realizada pelos atletas, conhecida como Haka, você pode perceber que gesto de cortar cabeça do adversário continua existindo:

A performance haka mais incrível de todos os tempos!

Acha que já sabe tudo desse estilo?Então se liga nesse vídeo!