Estilo

Tatuagem Colorida

Dando vida a sua tatuagem

O preto foi o único pigmento na tatuagem durante séculos. Um exemplo claro é o comentário de Henry Ford sobre seu Modelo T :“Você poderia obtê-lo em qualquer cor que quisesse, desde que fosse preto”. Hoje as cores estão presentes em diversos estilos e ganham cada vez mais popularidade entre os tatuados.

Origem da Tatuagem Colorida

Não se sabe a data exata de quando a paleta do tatuador se expandiu para além do preto, estando perdida na história. O consenso popular é de que o vermelho foi a segunda cor criada, seguido pelo verdemarrom e amarelo logo em seguida. Tatuadores muitas vezes criavam novas cores testando novas fórmulas na própria pele através de tentativa e erro.

De forma engenhosa, os tatuadores se derramavam sobre catálogos de empresas químicas para buscar amostras de pigmentos que eles achavam que poderiam funcionar para o processo de tatuagem. Os tatuadores normalmente escondiam o motivo do uso deste pigmento das empresas, com receio não lhes fosse vendido se soubessem que era para fazer tatuagens.

Tatuadores e seus esquemas

Naquela época, as empresas de de manufatura não queriam ter a responsabilidade legal de ter seus pigmentos na pele humana. Por conta disso, alguns tatuadores criaram esquemas de empresas fantasma, papéis timbrados e cartões de visita fictícios para enganar as empresas químicas, fazendo-as pensar que seu pigmento seria usado para pintar placas ou fazer brinquedos para crianças.

As tatuagens coloridas como conhecemos hoje começaram a ser utilizadas a partir do estilo New School, que se popularizaram a partir da década de 80. Vale ressaltar que o Old School, New School e Neo Tradicional já utilizavam pigmentos coloridos, mas a aplicação não envolvia mistura de cores e existia uma paleta de cores bem restrita.

Durante esse tempo, os tatuadores trabalhavam diretamente para fora dos frascos de vidro opalino com pouco conhecimento ou preocupação com a contaminação cruzada. Com isso houveram problemas com reações de pigmentação e muitos veteranos possuíam uma quantidade de machucados e marcas assustadora. Isso perdurou até que fosse encontrado uma composição química que fosse considerado inofensivo para a pele.

Grandes fornecedores de tinta já foram processados por expor as pessoas a níveis insalubres de chumbo e outros metais sem aviso prévio.

Características da Tatuagem Colorida

Colorido ou Full Colors é um estilo de tatuagem que se baseia no uso de cores vibrantes para formar desenhos sobre a pele. Com poucos contornos, traços leves e uso recorrente do Free Hand, é um estilo que cresce cada vez mais no Brasil e tem se tornado muito comum uma mescla com diversos outros estilos.

A explosão de cores vista nas tatuagens coloridas hoje em dia é graças a uma evolução na tecnologia que permite a criação de pigmentos coloridos. Vistos principalmente na última década. Existem muitos desenhos que cabem nesse estilo, como por exemplo rostos femininos, flores, preenchimento com fundo galáxia e animais.

O Full Color utiliza essas características de uma forma totalmente nova. Uma ves que possui, imagens mais brilhantes e carregadas e um preenchimento 100% colorido.

Já no estilo Glitter, cores muito vivas ou em tons pastel são marcantes na tatuagem. Não só com pontos em branco em algumas áreas simulando o brilho de glitter, como também muitas vezes são adicionados os famosos “sparkles” que são pontos de brilho mais fortes

Check this out!

Curiosidades

Nos últimos 150 anos,  a primeira coisa que você notaria ao entrar em uma loja de tatuagens era o cheiro de Listerine. A regra geral para a mistura de cores é manter os aditivos simples. Em 1925 Percy Waters criou um catálogo sobre seu pigmento e como misturá-lo:

“Para misturar as cores corretamente e obter os melhores resultados, vermelho, amarelo e marrom, misture usando ½ Listerine e ½ água destilada. Verde, claro ou verde brilhante, misture usando apenas água destilada. Você deve ter cuidado para misturar bem, sobre a espessura do creme, mas não muito grosso. O verde funcionará melhor se for um pouco mais fino “.

Durante essa época essa era a fórmula da cor e, de vez em quando, um tatuador criava uma fórmula que achava melhor.

Está pensando em fazer umaTatuagem Colorida?

Se você está pensando em fazer uma tatuagem colorida, é importante usar apenas as melhores tintas compradas em revendedores confiáveis. O efeito de tintas de qualidade é inofensivo para a pele pois elas são quimicamente mais puras. Por outro lado, as cores de imitação vendidas por importadores clandestinos não são nada mais do que tinta doméstica comum. Dessa maneira, elas são consideradas um veneno para a pele.

Os fornecedores de tatuagem hoje em dia oferecem vários tipos de cores diferentes. Por isso, importante certificar que o produto é aprovado pela Anvisa e feito recentemente com ingredientes amigáveis ao corpo. Além disso, é bom verificar os importantes selos que tira à prova de adulteração médica, etc. Entre elas se encontram as cores:

  • Pré-misturadas
  • Dispersas
  • Sem dispersão pura
  • Microrganismo resistente
  • Recém-formuladas
  • Solidez à Luz superior
  • Não tóxico
  • Estéril

Tipos de tintas que podem causar alergia

E importante lembrar que cada organismo pode reagir de formas diferentes em cada pessoa. Com isso, uma tinta considerada alérgica pode não apresentar reações em certos casos.

As cores mais incomuns a serem usadas, como lilás, turquesa, coral, possuem uma maior chance de causar reações alérgicas fortes. Porém depende bastante dos compostos que cada uma delas possui.

O recomendado para evitar algum eventual transtorno, é que seja feito um teste de alergia com a tinta que vai ser usada 24h antes de fazer a tatuagem. Uma pequena aplicação do tatuador na sua pele 1 dia antes pode resolver o possível problema. A reação alérgica pode ser percebida se ocorrer alguma inchaço, vermelhidão ou bolinhas na pele.

Existem casos, que a pele pode apresentar reação alérgica somente depois de meses após o procedimento. Fique sempre atento a qualquer sinal anormal na sua pele e caso os sintomas persistam procure um dermatologista.

Tintas que são aprovadas pela Anvisa e tintas que foram suspensas

No Brasil, somente três tintas de tatuagem podem ser comercializadas. Iron Works — Brasil Ltda., Amazon Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Especializados e Eletric InkIndústria Comércio.

Para a tinta ser registrada no país é preciso que ela atenda à legislação vigente. A Anvisa já suspendeu 14 marcas de tinta de tatuagem no Brasil, dentre elas:

  • Intenze
  • Eternal Ink
  • Bowery Ink
  • etc.

Antes de fazer a sua tattoo escolha bem o estúdio, o tatuador e se informe sobre a tinta que ele usa. Conte com a Inker para te ajudar nesse processo!

Gostou ? Se inscreve na newsletter e Let’s Inker!!

Acha que já sabe tudo desse estilo?Então se liga nesse vídeo!