Estilo

Tatuagem Freehand

Toda a técnica e liberdade do artista marcado na pele

O ápice da técnica e estilo pessoal dos tatuadores está na tatuagem freehand, conheça mais sobre esse estilo que são para os melhores artistas do mercado.

Origem da Tatuagem Freehand

Como o próprio nome já diz, o estilo freehand consiste na modalidade de tatuagem “mão livre”, onde nesse caso, o tatuador realiza o desenho diretamente na pele do cliente.

Para isso, são utilizadas canetas de diferentes cores e tamanhos para chegar até a um rascunho ideal para começar a rabiscar.

A origem do estilo freehand vai de encontro a origem da própria tatuagem.

As primeiras tattos realizadas por povos antigos e tribos eram realizadas totalmente em mão livre. Com isso, nenhum tipo de rascunho era utilizado nas tribos maoris por exemplo, no ritual de tatuar o rosto de seus guerreiros.

Embora possa haver menos etapas na tatuagem à mão livre, o processo não é menos complexo. De fato, alguns poderiam dizer que essa forma de tatuagem requer um nível diferente de habilidade, que requer que o artista pense no momento para criar uma peça verdadeiramente épica.

Então a diversão começa.

Características da Tatuagem Freehand

O Free Hand gera uma fluidez especial ao corpo e entendendo como usar a anatomia do cliente a seu favor, o tatuador pode utilizar a musculatura dele para dar mais volume ao desenho criado.

Esse estilo permite que o desenho feito possa ser resultado total da espontaneidade do artista.

Se preferir,  ele pode usar de referências para dar assistência nesta criação.

Em sua fase de criação, são usadas canetas de cores para fazer as linhas e sombras, e na hora de tatuar é necessário fazer o trabalho de um jeito que não apague as marcações, já que a tinta das canetas é mais fraca que a de um decalque tradicional.

Não há estêncil usado na tatuagem à mão livre. O artista não pré-desenha o design e o mostra ao cliente para aprovação.

O design é desenhado diretamente na pele do cliente, geralmente com vários marcadores permanentes coloridos. Então, ele é realizado logo antes do início do processo de tatuagem.

Desta forma, o artista não tem dias antes de ajustar o design. Ele é desenhado diretamente da cabeça para a pele e, em seguida, aplicado imediatamente depois.

Alguns artistas à mão livre mostram ao cliente o esboço do marcador antes de começar, enquanto outros não. No entanto, o desenho muitas vezes pode ser confuso para aqueles que o observam, pois geralmente é apenas um rascunho de linhas que parecem fazer sentido para o artista.

Há especialistas nesta modalidade de tatuagem no Brasil e no mundo, e atualmente o Free Hand é mais feito em estilos de tatuagem como: Oriental, biomecânico, blackwork, surrealista, dark e tribal. Porém não existem limites para o estilo de tatuagem em mão livre.

Check this out!

Curiosidades

Ocorreu um projeto muito interessante na Cracóvia, chamado Aleatorium. Desse modo, a produtora Film Lite documentou o processo criativo e performace de tatuagem freehand do artisda Szymon Gdowicz, da polônia.

Assim sendo, o tatuador convidou um voluntário para deitar-se no chão e começou a jogar tinta em seu corpo de maneira aleatória. Com o propósito de criar um padrão gráfico em sua pele e utilizar a técnica do Freehand para marcar sua pele.

Esse método é denominado “cútis”, e se caracteriza como uma pintura não convencional em canvas. Nesse sentido, o trabalho se transforma em uma tatuagem e gera-se uma relação entre o artista e o modelo.

Por trazer à aparência de imagens de sangue escorrendo, e tentativas de escrita falhas, entre outros aspectos, o trabalho pode ser caracterizado como ornamentos orgânicos que remetem a violência de forma bem autêntica e conceitual.

Dessa maneira o tatuador seleciona dentre as áreas cobertas de linhas e traços randômicos de tatuagem para eternizá-los na pele da cobaia. Assim, o método mais comum de realizar uma tatto no corpo fica deixado de lado.

Cada desenho é único, pois trata-se de uma expontaneidade exclusiva e uma experiência de técnica comparado a processos primitivos de tatuagem. Confira o vídeo sobre o processo artístico abaixo:

Está pensando em fazer umaTatuagem Freehand?

Um artista de freehand normalmente é alguém que já tem muito tempo de experiencia no mercado. Porém quem tem talento pode começar cedo, não existindo um período fixo para começar a utilizar esse método.

Sendo assim, é preciso muita confiança no profissional para permitir que alguém o tatue utilizando esse método.

É necessário uma técnica elevada experiência para definir e executar as proporções. Uma vez que não há a possibilidade de apagar os erros para consertar o desenho, o Free Hand exige atenção extrema do tatuador.

O artista ainda discutirá a peça em detalhes com o cliente. Pois é uma peça de arte que eles usarão em sua pele indefinidamente. Cores e estilo são discutidos, juntamente com o conceito geral.

Tá curioso sobre o processo de tatuagem Free hand? Se liga nesse timelapse muito criativo de um rosto de criança:

Acha que já sabe tudo desse estilo?Então se liga nesse vídeo!

Já ouviu falar do programa Ink Master? Um reality show americano muito f#da em formato de série onde tatuadores competem em uma série de desafios.

Dessa forma, eles são testados e avaliados quanto as suas habilidades técnicas para tatuar.

Um concorrente é elimidado por cada episódio após uma avaliação e julgamento de tatuadores jurados do programa.

O vencedor sai com 100mil doláres em cash além de um artigo na Revista Inked. Acima de tudo, o tatuador sai carregando o título de Ink Master no mercado de trabalho.

No episódio abaixo os líderes de equipe foram desafiados a criar desenhos em freehand em voluntários. O perdedor teria um integrante do seu time eliminado. Vale a pena conferir!: