A origem do estilo de tattoo Old School:

Com certeza, você aí que ama tatuagem, ou tem um amigo ou amiga com alguma tattoo old school, ou você mesmo que está lendo, caro leitor, amante das tatuagens, provável que tenha a boa, velha e clássica tatuagem old school em seus braços! – Mas será que você sabe a origem dela? Ou o que cada desenho significa? – Ou pelo menos significava, na época dos marinheiros…

Sailor Jerry: A História de Norman Collins, O Marinheiro

Isso mesmo, as tattoos Old School, surgiram a partir de um jovem marinheiro americano, conhecido como ”Sailor Jerry” , ou oficialmente conhecido como Norman Collins, (1911- 1973), seu nome de registro em cartório. Seus desenhos eram conhecidos por ter traços bem grossos e pretos – comuns do estilo Old School – e cores primárias como o azul, o amarelo e vermelho, uma vez que, naquela época, não haviam muitas tintas disponíveis para tatuagem. O resto das cores, ele fazia misturando as cores primárias para originar o verde, o laranja e o roxo.

*Curiosidade: Jerry, foi apelidado pelo pai, por seu humor rabugento, semelhante à Mula que era o pet da família – KK WTF

Norman, alistou-se em 1930 para a marinha americana, quando atravessou os 07 mares, navegando até a China e o Japão. Foi lá que ele teve seu primeiro contato com as artes de origem oriental, que serviram de influência para construção do seu estilo de desenho. Apesar disso, Old School é um estilo de tatuagem tradicional do ocidente.

Após alguns problemas na marinha, sofreu uma restrição e abandonou o grupo. Foi quando, em 1942, ainda durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), que mudou-se para o Havaí e começou a trabalhar profissionalmente como um tatuador. Em 1950, mesmo após o conflito entre as sociedades dos EUA e Japão, Jerry começou a trocar cartas com artistas de tatuagem japoneses, em busca de aperfeiçoar suas técnicas de desenho e conhecer mais sobre os estilos de tatuagens asiáticas. 

Sailor Jerry, como bom marinheiro, era apaixonado por barcos e navios, e seus primeiros trabalhos de tatuagem, foram feitos por hobby, tatuando as embarcações nos braços de soldados da marinha. Graças à objetos da natureza, pertencentes ao repertório de uma rotina de um marinheiro em alto mar, assim como vemos de maneira recorrente ainda como influência de seu trabalho, seus primeiros desenhos consistiam em ilustrações de águias, âncoras, caveiras, barcos, adagas, andorinhas, pin-ups, pistolas e ciganas, que permanecem até hoje como grande demanda de pedidos em studios no estilo das Tattoos Old School.

Muitos anos depois, se conectou com grandes nomes do mundo da tatuagem como:

  • Ed Hardy
  • Mike Malone
  • Kazuo Ogori

Os recebe em seu stúdio, e continua seu trabalho como tatuador nas pacíficas ilhas do Havaí, onde ainda podia manter seu contato com o mar. Em 1973 ele sofre um ataque do coração e bate as botas. – salve salve, mestre Sailor Jerry! Eterna influência no mundo das tattoos Old School

O que ninguém sabe: O artista deixou um testamento, que dizia que, se seu stúdio não fosse para as mãos de seus amigos e colegas tatuadores Ed Hardy e Mike Malone, as instruções eram para incendiá-lo por completo! – hardcore!

Mas como reconhecer tattoos Old School?

Para ser considerada deste estilo o desenho da tatuagem deve seguir algumas características:

  • Contornos e traços firmes e grossos em cor preta;
    Isso era importe para que a tatuagem ficasse nítida e durasse muito tempo.
  • Paleta limitada de cores fortes e chamativas; Basicamente amarelo, verde, azul e vermelho.
  • Tradicionalmente as cores não se misturavam por uma questão de escassez e precariedade de recursos, assim, apesar de algumas cores terem sido adicionadas com o tempo (como marrom e laranja), a tradição continuou.
  • Desenhos mais característicos são aqueles que remetem àqueles dos marinheiros, como vimos acima!

Quais os significados de cada desenho das tattoos Old Schol?

Você aí achando que esses desenhos eram apenas bonitos e irados?! Não,  não! – Nenhum deles era aleatório não, viu?

Muito pelo contrário. Existia uma simbologia quase que universal para que todos aqueles familiarizados com tatuagens soubessem um pouco sobre a vida do tatuado só de olhar pra ele! Era uma linguagem entre os marinheiros!

Cada desenho tinha um significado diferente:

  • Tattoo Old School: Coração 001#

Geralmente vinha marcado com o nome da mulher amada que ficava esperando seu retorno em terra firme. Podia ser ou a esposa, namorada, ou mãe, e até mesmo filha!

  • Tattoo Old School: Estrela Náutica 002#

Desejo de não perder o caminho de casa; Os marinheiros se guiavam muito pelas constelações. As estrelas significam mapas nos céus que os ajudavam a guiar pelos mares quando estavam perdidos e retornaram à salvo à casa.

As estrelas náuticas usadas no peito ou nos ombro. Tatuadas na frente podem fazer referência às luzes de um barco: Se uma estrela é vermelha e a outra é verde ou azul, ela faz referência ao estibordo, aos lados da porta de um navio.

Na navegação, se um navio puder ver as luzes de bombordo e de estibordo, a partir de outro barco, isso significa que elas estão em rota de colisão e o navio deve ceder. Na metáfora da tatuagem, isso sugere que os outros devem “dar lugar” de passagem à si.

  • Tattoo Old School: Porco & Galo 003#

Animais que eram transportados em caixas de madeira e, na eventualidade de um naufrágio, costumavam ser os únicos a sobreviver, eram tatuados nos pés para prevenir o afogamento.

  • Tattoo Old School: Andorinhas 004#

Tatuava-se uma a cada 5 mil milhas náuticas, para não esquecer do caminho já percorrido; Quanto mais andorinhas o marinheiro tinha no braço, mais estrada – quer dizer, mar – ele tinha percorrido. Era sinal de respeito entre os compatriotas. Hoje em dia muitas pessoas, conhecedoras dos significados, tatuam uma andorinha a cada 05 anos de vida.

  • Tattoo Old School: Canhões cruzados 005#

Marca dos que haviam prestado serviço naval. Aqui também era outro desenho que botava medo, uma vez que muitos navios que iam a serviços navais, corriam o risco de entrar em meio à cenas de tiroteio, atacados por piratas nos mares. Quem tinha um canhão no braço, eram os mais durões!

  • Tattoo Old School: Dançarina de Ula-Ula 006#

Mulher havaiana dançando que simboliza a passagem pelo Havaí; Muitos americanos passaram pela base militar naval no Havaí de Pear Harbor. Essa base, mais tarde, durante o período de guerra da Segunda Guerra Mundial, foi bombardeada pelos japoneses, onde muitos americanos surgiram. Esse ataque foi motivo de retaliação americana para os ataques atômicos de Hiroshima e Nagasaki mais tarde. Se você ver um ex marinheiro americano por aí, com Ula-Ula, pode ser que ele tenha passado por pouco dessa!

  • Tattoo Old School: Âncora 007#

Símbolo daquele que cruzou o oceano Atlântico; É mole? O oceano atlântico  representa, precisamente 106.5 milhões de quilômetros! E aí, será que você teria maresia? rsrs

  • Tattoo Old School: Navios 008#

Indica passagem pelo Cabo Horn. Lá é um lugar cheio de misticismo, com localização incerta e debate até os dias de hoje por estudiosos. É aproximadamente perto do Estreito de Drake, na Terra do Fogo, local em território chileno. É o ponto de encontro entre os oceanos pacífico e atlântico. O último pedaço de terra habitado por seres humanos, antes de chegar na Antártica no extremo sul. Apelidado ”carinhosamente” de ”Fim do Mundo”. Bem apropriado, não? Será que vale a pena ter esse Navio tatuado no braço?

  • Tattoo Old School: Casco de Tartaruga 009#

Marca de quem cruzou a linha do Equador. Qual a relação? A linha do equador, ou o ”meio do mundo” , em Galápagos, é um lugar para onde é a direção do fluxo migratório de tartarugas. Lá às margens das orlas e ainda alguns quilômetros dela, podiam-se ver, tartarugas ao olho nu! – amazing!

  • Tattoo Old School: A Adaga 010#

A adaga pode representar muitas coisas. Na cultura americana moderna, os associamos à morte, ao perigo e à ferocidade. Então, a tradicional tatuagem da adaga ou punhal, era comum também entre os fuzileiros navais. Para eles, não apenas simbolizava a morte, mas a vida – assim como o instrumento que protegia suas vidas. Essas polêmicas tattoos old school, apesar de meter medo em muita gente, simbolizam frequentemente rapidez, tenacidade e agilidade que garantia a sobrevivência dos marujos!

Old School para New School: O ressurgimento de uma nova velha tendência!

Os desenhos nunca saíram das pastas dos tatuadores por serem clássicos e atemporais.

Apesar de nos anos 80 e 90 o estilo ter sido deixado um pouco de lado, voltou com força nos anos 2000 quando tatuadores começaram a reinterpretá-lo e diversificá-lo, chamado de New School.

Uma diferença: enquanto hoje em dia os desenhos costumam ser grandes, muitas vezes de tamanhos exagerados, no início costumavam ser pequenos, com no máximo um palmo, mas tinha-se vários espalhados pelo corpo todo e que podiam muito bem se completar – como uma coleção de figurinhas pelo corpo.

Além disso a tatuagem New School não se limita ao estilo retrô e à paleta de cores da Old School.
Os desenhos clássicos ganham uma pegada urbana e, até mesmo, psicodélica ao utilizar diversas técnicas (como 3D e sombreamento). Os desenhos favoritos aqui são caveiras, barbeiros e escritos variados – desde que bem descolados.
Isso aconteceu quando o estilo caiu nas graças de hipsters – uma subcultura com sensibilidade para aquilo que foge do convencional. E agora temos ainda mais uma opção de estilo de tatuagem.

Alguns dos mestres da Tattoo Old School no Brasil

Tatto Old School em São Paulo

Jotapê Pabst @jotapetattoo
📍Black Ball Tattoo – R. Bela Cintra 2108, Jardim América, São Paulo

Bruna Yonashiro @brunayonashiro
📍Wild Love Tattoo – R. Man. Maragliano 329, Vila Mariana, São Paulo

Gabriel Lima @gabrielrltattoo
📍Inkground Tattoo – Av. São Paulo 349, Mogi das Cruzes

Tattoo Old School no Rio de Janeiro

Larissa Jennings @larissajennings
📍Acervo Tattoo – R. Ronald Carvalho 292, Copacabana, Rio de Janeiro

Gustavo Silvano @tattooelsilvano
📍Pin-Up Tatto – R. Lopes Trovão 134, Center V 208, Icaraí, Niterói

Diego Belmiro @diegobelmirotattoo
📍Catuaba Estúdio – R. Vicente Sobrinho 189, Olaria, Nova Friburgo

Tattoo Old School em Minas Gerais

Léo Lobinho @leolobinho
📍Inkoink Tattoo Studio – R. Leopoldina 61, Santo Antônio, Belo Horizonte

Mariana Persi @persitattoo
📍Mermaid Ink, R. Gen. Osório 354, Tabajaras, Uberlândia

Tattoo Old School em Santa Catarina

Jessica O @ohjessica_o
📍Lado Clássico Tattoo – R. Antônio da Veiga 495, Victor Konder, Blumenau

Rafael Vieira @rafaelvieira.stonestattoo
📍Stones Tattoo & Piercing – Av. XV de Novembro 578, sala 1, Centro, Joaçaba

Tattoo Old School no Paraná

Henrique Veio @henriqueveio
📍Naipe Tattoo – R. Desembargador Westphalen 295, loja 04, Centro, Curitiba

Bob Forttuna @bobforttuna
📍Forttuna Tattoo – R. Goiás 1332, Centro, Londrina
Mas atende também frequentemente em São Paulo e Curitiba

Tattoo Old School na Paraíba

Bruno Vidaleti @bvidaleti
📍Jampa Tatto Studio – R. Dep. Odeon Bezerra 184, 303, Tambiá, João Pessoa

Tattoo Old School no Distrito Federal

Felipe de Morais @de_morais_tattoos
📍TRTW Tattoo Parlour – SHCS Q. 1, Condomínio do Edifício Márcia, Sala 908, Brasília

Curtiu? Aqui embaixo tem mais segredos sobre a história da tatuagem!

Esses são alguns dos mestres dos Old School. Mas além disso, sabemos que existem vários outros estilos de tatuagem. Se quiser conhecer a nossa seleção da curadoria @Inker pra descobrir quem são os melhores tatuadores do Brasil, dá uma olhada no nosso post aqui!

E aí?! Curtiu nosso conteúdo sobre a história e origem das tattoos Old School?
Se quiser saber mais sobre a história completa da tatuagem, confere aqui nosso post completo sobre!

Powered by Rock Convert