Estilo

Tatuagem Old School

Eternize suas aventuras como os marinheiros antigos

Como um bom marinheiro, eternize suas aventuras sobre a pele e conheça esse estilo de tatuagem old school que espalhou a prática de rabiscar para o mundo ocidental.

Origem da Tatuagem Old School

As tattoos Old School, surgiram a partir de um jovem marinheiro americano, conhecido como ”Sailor Jerry” , ou oficialmente conhecido como Norman Collins, (1911- 1973), seu nome de registro em cartório.

Seus desenhos eram conhecidos por ter traços bem grossos e pretos – comuns do estilo Old School – e cores primárias como o azul, o amarelo e vermelho, uma vez que, naquela época, não haviam muitas tintas disponíveis para tatuagem.

Com isso, o restante das cores era misturado as cores primárias para originar o verde, o laranja e o roxo.

Norman, alistou-se em 1930 para a marinha americana, quando atravessou os 07 mares, navegando até a China e o Japão.

Em virtude de suas viagens, ele teve seu primeiro contato com as artes de origem oriental, que serviram de influência para construção do seu estilo de desenho.

Para saber mais sobre a história das tatuagens ao redor do mundo, basta acessar esse link clicando aqui.

Características da Tatuagem Old School

Para que seja considerada deste estilo, o desenho da tatuagem deve seguir algumas características:

  • Contornos e traços firmes e grossos em cor preta;
    Isso era importe para que a tatuagem ficasse nítida e durasse muito tempo.
  • Paleta limitada de cores fortes e chamativas; Basicamente amarelo, verde, azul e vermelho.
  • Tradicionalmente as cores não se misturavam por uma questão de escassez e precariedade de recursos, assim, apesar de algumas cores terem sido adicionadas com o tempo (como marrom e laranja), a tradição continuou.
  • Desenhos mais característicos são aqueles que remetem àqueles dos marinheiros, como vimos acima!

As imagens mais comuns feitas nesse estilo são de animais e seres mitológicos como andorinhas, sereias, peixes. Também é muito recorrente o uso de objetos marítimos como âncoras, o leme, lunetas, navios, entre outros. Em resumo, todas possuem uma pegada caricata que é a marca do Old School.

Check this out!

Curiosidades

Apesar de nos anos 80 e 90 o estilo ter sido deixado um pouco de lado, voltou com força nos anos 2000. Eventualmente, os tatuadores começaram a reinterpretá-lo e diversificá-lo, chamado de New School.

Uma diferença: enquanto hoje em dia os desenhos costumam ser grandes, muitas vezes de tamanhos exagerados.

A princípio costumavam ser pequenos, com no máximo um palmo, mas tinha-se vários espalhados pelo corpo todo. Curiosamente, elas podiam muito bem se completar – como uma coleção de figurinhas pelo corpo.

Está pensando em fazer umaTatuagem Old School?

Se você está pensando em fazer uma tattoo Old School é interessante pesquisar os significados e símbolos já existentes para basear a sua ideia.

Dessa forma, a sua obra de arte na pele pode ter muita significância e fazer muito mais sentido para você.

Lembre-se de detalhar bem a sua tatuagem com idéias e refêrencias para ajudar o seu artista a criar um desenho original e do jeito que você gosta.

Além disso, procure um profissional de confiança e com um bom nome no mercado, a Inker Tattoo pode te ajudar nesse processo!

Confira a seguir um time lapse f#da da produção de uma tatuagem em Old School

Acha que já sabe tudo desse estilo?Então se liga nesse vídeo!